Etiquetas

, ,


Eu lhes prometo que se fizerem este bolo não ficarão desapontados. Fica bem úmido e é uma delicia.Coloquei esta receita aqui porque vi uma foto de fatia de bolo de cenoura no Pecado da Gula e a foto me lembrou deste bolo cuja receita é da Delia Smith. Gosto muito deste tipo de bolo de cenoura, bem diferente dos que cresci comendo.

175g de açúcar mascavo peneirado

2 ovos grandes em temperatura ambiente

120ml de óleo de girassol

200g de farinha integral com fermento (pode ser da branca se não tiver integral, e caso use farinha sem fermento acrescente 1 colher de chá de fermento de bolo)

1 ½ colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de noz moscada moída na hora (ou já moída caso não tenha)

1 colher de chá de gengibre moído

Raspas de 1 laranja

200g de cenoura descascada e ralada grosseiramente

175g de passas brancas

Para a cobertura:

250g de ricota

20g de açúcar

2 colheres de chá de extrato de baunilha

1 colher de sopa bem cheia de canela em pó para polvilhar o bolo após aplicar a cobertura

Para a calda:

Suco de ½ laranja

1 colher de sobremesa de suco de limão

40g de açúcar mascavo

Bata o açúcar, ovos e óleo por 2-3 minutos ou ate que a mistura comece a clarear. Peneira a farinha, bicarbonato de sódio, canela, noz moscada e gengibre diretamente sobre a mistura inicial.Misture todos os ingredientes(não bata mais) e depois com uma colher de metal acrescente as cenouras, passas e raspas de laranja. Coloque a mistura numa forma assadeira de 25.5cm x 15 cm e 2.5cm de fundura e leve ao forno médio por aproximadamente 30 min. Faca o teste do pálido.

Prepare a cobertura enquanto o bolo esta no forno – misture tudo ate que a mistura fique bem fofo. Cubra com plástico pvc e leve a geladeira. Agora faca a calda batendo todos os ingredientes. Quando o bolo for tirado do forno, faca furos nele e derrame a calda sobre o bolo. Deixe o bolo esfriar e só então coloque a cobertura e polvilhe com a canela.