Tags

, , , ,

O céu azul outonal pode enganar bem a quem não tem costume. Um céu limpo e quase ou totalmente sem nuvens pode parecer prenúncio de um dia de temperaturas moderadas, quando na verdade no outono pode representar temperaturas baixas. A mim não importa se tiver que vestir umas blusas e colocar um casaco para fazer uma caminhada. Prefiro na verdade caminhar em temperaturas mais baixas do que no calor excessivo. E no outono busco desculpas para sair a caminhar. O retorno a casa é normalmente seguido de uma refeição – o forno é ligado com bem mais frequência do que nas outras estações, e muitos dos legumes que preparo nesta época se familiarizam logo com a parte mais baixa e quente do fogão. A cozinha fica aconchegante nesta época, nos convida a confraternizar, contar histórias sobre o que vimos nos ir-e-vir do dia.

Numa das publicações de outubro que recebi tudo já veio com roupagem de folhagem outonal. As várias receitas de legumes na sua grande maioria envolviam temporadas no forno. E em uma sessão sobre hortas de uma certa forma comunitárias, me deparei com esta linda receita de cenouras levadas ao forno.  As cores no prato eram todas tão convidativas: o como que dourado da cenoura assada, o verde das ervas picadas, as sementes rubis de romã. Quase impossível resistir a visão desta palheta. E assim me aventurei pelas linhas que narravam a receita. O xarope de romã, o mel, cominho. Um molho que é utilizado para lambuzar e quase que caramelizar as cenouras me deixou hipnotizada. De imediato lancei mão das cenouras que recebi na sexta semanal. E elas são lindas de se ver com suas bordas cor de beterraba. Fiz e refiz esta salada inúmeras vezes, e de vez em quando brinco com as quantidades dos itens utilizados. Sempre me deparo com algo lindo, crocante, saudável, e que põe as cores do outono e sua beleza dentro do meu corpo. Dourando a parte interna do meu ser. Esta salada é para a RL. MInha amiga.

Cenouras Assadas com melado de romã

receita da revista do supermercado Sainsbury’s

Ingredientes:

  • 400g de cenouras lavadas e partidas ao meio com as extremidades aparadas
  • 2 colheres de sopa de melado de romã
  • 1 colher de sopa de óleo de cânola
  • 1/2 colher de sopa de  mel
  • 3cm de gengibre descascado e ralado
  • 2 dentes de alho picados e ralados
  • uma pitada de pimenta de cayenne
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • um punhado de pinole ou de lascas de amêndoas tostadas
  • sementes de romãs frescas
  • um punhado de hortelã e outro de salsinha fresca picadas

Preparo do molho:

Coloque o melado de romã, óleo de cânola, mel, gengibre, alho, pimenta e cominho em uma tigela. Misture tudo bem. Reserve.

Preparo das cenouras:

Coloque as cenouras em uma panela com água fervendo e cozinhe por 8 minutos. Enquanto isso ligo o forno – 200oC. Ao final dos 8 minutos transfira as cenouras para um escorredor e lave com água  gelada.  Transfira-as para uma vasilha e jogue o molho por cima, misturando tudo com as mãos para que as cenouras fiquem bem revestidas. Ponha-as em uma assadeira forrada com papel alumínio e uma vez que o forno atinja a temperatura desejada deixe as cenouras assarem por uns 20 minutos até que elas dourem. Retire do forno e transfira para uma travessa de servir. Jogue os pinoles/amêndoas, hortelã, salsinha e sementes de romãs por cima e sirva imediatamente.