Receita bem clássica de biscoitinhos amanteigados com o toque de semente de erva doce e raspas de limão. O limão dá um toque bem sutil. Usa-se só uma quantidade pequena de erva doce, pois seu sabor é muito pronunciado. Caso você goste muito de limão recomendo um pouquinho a mais de raspa do que o estipulado na receita pois achei o gosto bem leve. E o meu limão era grande.

Normalmente receitas de shortbread, estes biscoitinhos amanteigados tradicionalmente escoceses, são preparados e levados ao forno imediatamente. Esta aqui descansa na geladeira por umas duas horas.

Retirei o primeiro lote da geladeira e me deu a idéia de cortá-los num formato bem feminino – de flores, mas também de reservar alguns para cortar em formato bem pequenos. Usei bico de saco de confeiteiro para o corte – uma minúscula circunferência. Por que tão pequenos? Acho que às vezes vamos tomar um chá ou café no meio da tarde e dá vontade de comer só um biscoitinho pequetito, só para dar o gostinho do doce, ou mesmo só para atiçar a vontade. E nestas horas nada melhor do que biscoitos bem pequenos.

Experimente com raspa de laranja e canela por exemplo. Ou lavanda seca.

Ingredientes:

  • 50g de açúcar
  • 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 150g de farinha de trigo
  • Raspa de 1 limão
  • ½ colher de chá nivelada de erva doce tostada

Preparo:

Coloque a manteiga e o açúcar numa tigela e bata bem, até que a mistura fique esbranquecida e ‘fofa’. Peneire a farinha de trigo e uma pitada de sal, transferindo tudo para a tigela contendo a manteiga. Mexa tudo com uma espátula. Por fim acrescente a erva doce e raspas de limão, e incorpore delicadamente. Faça uma bola achatada, revista com plástico PVC e leve à geladeira por 2 horas.
Pre-aqueça o forno – 170oC. Forre uma assadeira com papel manteiga. Abra a massa em uma superfície enfarinhada. Use plástico PVC para cobrir a massa e abra com um rolo. Corte os biscoitos com o cortador da sua escolha, espalhe tudo sobre uma assadeira – salpique com açúcar cristal e leve ao forno. Asse por uns 15 minutos – até que os biscoitos fiquem dourados. Retire do forno e deixe esfriar na assadeira por uns minutos antes de transferir para uma grelha. Duram até uns 4 dias se armazenados em uma lata ou coisa do tipo.