O nome original deste prato sírio é Bazargan, É uma salada de trigo para quibe (bulgur wheat) e uma seleção de nozes. A receita original é do livro de uma mulher maravilhosa chamada Claudia Roden, que aparentemente revolucionou esta parte do mundo quando lançou seu livro ‘Um Livro de Comida do Oriente Médio’ há uns 30 anos. Naquela época pouco se sabia deste tipo de culinária. Este prato é de Aleppo , no norte da Síria.

Um elemento importante é o xarope de romã ou pasta de tamarindo.Eles formam a base do molho. A salada leva 3 tipos de nozes: nozes das de natal, avelãs e pinoli. Além de muita salsinha.

Só fiz dois pequenos ajustes: usei ‘farro’ pois não tinha trigo de quibe em casa, e joguei umas passas. Na foto que vi haviam sementes de romã salpicadas na salada. Enquanto preparava me perguntava se a quantidade de nozes não era excessiva, porém a quantidade é perfeita e ajuda a dar uma textura bem interessante à salada. Lembrei-me muito da minha mãe que sempre fazia tabule.Queria tanto que ela tivesse podido comer esta salada comigo. Tenho que fazer de novo quando ela me visitar.

A autora indica preparar a salada com bastante antecedência e deixá-la descansando para que todos os sabores se apurem. Servi com um peito de frango grelhado.

340g de trigo para quibe

6-8 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem

3 colheres de sopa de xarope de romã ou pasta de tamarindo dissolvidas em 4 colheres de sopa de água fervente

Sumo de 1 limão

4 colheres de sopa de pasta de tomate

1 colher de chá de cominho em pó

1 colher de chá de coentro em pó

½ colher de chá de ‘Allspice’ ( mistura de noz moscada, canela e cravo em pó)

½ colher de pimenta de cayenne em pó

140g de nozes picadas grosseiramente

100g de avelãs picadas grosseiramente

55g de pinoli levemente tostados

Um maço grande de salsinha picadinha

Prepare o trigo e ponha numa tigela. Numa cumbuquinha coloque o azeite de oliva e o xarope de romã ou pasta de tamarindo dissolvida. Misture bem com um mini fuê ou garfo. Acrescente o sumo de limão, pasta de tomate, cominho, coentro, ‘allspice’ e pimenta de Cayenne. Misture bem e derrame sobre o trigo misturando bem para revestir os grãos. Por último coloque as nozes picadas e a salsinha.