Etiquetas

, ,

Tenho uma verdadeira nostalgia por maionese de batata que se fazia em dias de churrasco lá em casa. Confesso que nem sei se lembro do gosto muito bem, mas a memória alimenta a minha alma. Tenho paixão por batata cozida. Não faço muito pois acho o ato de descascar as batatas uma verdadeira penitência. Porém quando me animo o prazer é imenso e fico dizendo pra mim mesma para deixar de ser preguiçosa pois afinal descascar batatas não é tão ruim assim. Num destes momentos de imensa energia descasquei as batatas que usei nesta receita. Daí me deparo como outro problema: não paro de comer as tais das batatas. Nesta ocasiaão a porção restante para a salada foi minúscula. É uma salada pouco pretensiosa, que será tão boa quanto à qualidade dos ingredientes que usares. Cebola roxa e batata fazem um belo par. As azeitonas complementam. Confesso que as alcaparras, na minha opinião, podem ser deixadas fora. Não achei que contribuíram muito. O azeite de oliva tem que ser de boa qualidade. Sei que nem sempre é barato, mas a diferença que faz merece a despesa extra. E você pode se proporcionar momentos degustativos excepcionais com o azeite.

Havia marcado esta receita no livro da Tessa Kiros – Falling Cloudberries, juntamente com outras quinze. Já fiz outras receitas deste livro e nenhuma ainda me desapontou. Coincidentemente a vi no blog Le Hamburger et lê croissant também.

1 cebola roxa cortada em rodelas finas

1 colher de chá de sal

1.5kg de batata

3 colheres de sopa de alcaparras lavadas para retirar o excesso de sal

30g de salsinha picada

Sumo de 1 ½ limões

100g de azeitonas negras

125 ml de azeite de oliva extra virgem

Coloque a cebola numa tigela e cubra com água fria e sal. Deixe descansar por 30 minutos para que as cebolas fiquem mais macias e com sabor mais suave. Isto evitará o famoso bafo de cebola. Enquanto isso cozinhe as batatas em água com sal até ficarem no ponto, nem muito duras nem muito moles. Escorra e retire a casca quanto estiverem frias. Corte em fatias grosseiras.

Escorra as rodelas de cebola e ponha na saladeira juntamente com as batatas e os outros ingredientes. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Voilá!