Tags

, ,


Beterraba sempre me lembra da minha mãe. Quem a apresentou pra mim, quem gosta tanto de comê-la..Comi muita salada com beterraba crua ralada Sopa de beterraba…com aquela cor linda, cor de vinho tinto..tem cor mais bonita. Nesta receita fiquei apaixonada porque se usa xarope de romã. E o acídico do xarope combina bem com o doce da beterraba. E o coentro traz um elemento que para mim é difícil de definir. Coentro é único.Fantástico.É claro que você não tem que usar coentro. Salsinha pode substituir, porém o sabor vai mudar bem.

`

Receita de salada de beterraba

1 beterraba grande

4 colheres de sopa de xarope de romã

¼ xícara de coentro picado

1 pimenta cortada em tiras bem pequenas e finas, sem sementes

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Cozinhe a beterraba – em geral o tempo de cozimento é de 30 min. Não costumo colocar sal na água para que a beterraba mantenha o seu doce, mas fica a gosto. Quando pronta retire da panela, com uma colher remova a pele e corte em quadrados. Numa tigela misture os outros ingredientes e derrame a beterraba picada. Dê uma boa mexida na tigela para que os pedaços de beterraba fiquem bem revestidos com o tempero.

Peixe…para mim não tem coisa mais gostosa.Adoro peixe.Comeria quase todos os dias. Para esta receita você pode usar um peixe de carne branca, com pele. Dever estar cortados em filés e obviamente sem escamas. Tem que ser um peixe de pele pois já fiz com um sem e não é a mesma coisa.Creia em mim. A novidade nesta receita é o sumac. Sum..o que?? Você deve estar se perguntando. Sumac é um tempero que se usa muito no Líbano pelo que li. Tem um sabor meio cítrico que me surpreendeu.A cor também é muito bonita.Leia sobre sumac:

SUMMAC (RHUS CORIORIA)

Pó vermelho e ácido extraído das frutas da planta sumagre. Acelga recheada e tabule são alguns dos pratos preparados com este tempero. Sumak (Rhus corioria)
Também conhecido como sumac ou sumagre, este pó tem gosto ácido de fruta silvestre. Vem das folhas vermelhas de um arbusto que cresce nas montanhas do Líbano. Enquanto no Ocidente é considerada apenas ornamental, os cozinheiros do Oriente Médio usam muito as espigas que a planta produz. Por ser amarga, foi usada pelos romanos antes de os limões terem chegado à Europa. É usada para temperar saladas e pastas, só para pratos frios por ter o gosto parecido com o do limão. Misturada com iogurte e ervas, tem um sabor leve e refrescante. Se misturada com azeite, pode servido com pão como aperitivo. É um dos ingredientes do zahtar.

(http://www.brasserievictoria.com.br/especiarias.htm)

Receita para o peixe com sumac:

Para 4 pessoas recomendo 8 filés pequenos de peixe

4 colheres de sopa de suma

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Azeite de oliva

Limpe bem os filés e dê cortes na pele. Pulverize com sumac e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Ponha uma frigideira para esquentar, ponha o óleo e prepare os peixes. Se quiser faça na grelha ou no forno.


E couscous ( cuscus no Brasil).. ah, amo couscous. Tão versátil, prepara-se rapidamente.. e é uma delícia sujeita a seus temperos. Vai para primeiro lugar na minha lista sempre. Quando quero algo rápido para comer preparo couscous e misturo com o que tiver nos armários/geladeira. Vocês sabiam que é da região do Magrhreb, no norte da África? O que se acha muito por aqui aonde vivo é o preparado de sêmola de cereais, principalmente de milho. Clique aqui para ver receitas com couscous em francês ou aqui para receitas em inglês.


1 xícara de couscous

2 espigas de milho cozidas

4 cebolinhas verdes picadas

2 dentes de alho picadinhos

2 colheres de hortelã picadas

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Sumo de 2 limões

¼ xícara de azeite de oliva extra-virgem


Prepare o couscous de acordo com as instruções da embalagem. O que compro só precisa ser colocado de ‘molho’ na mesma quantidade de água fervente ou caldo de legumes/frango. Sempre prefiro caldo de legumes. Enquanto os grãos estão sendo preparados corte o grãos do milho dos sabugos jogando-os numa tigela, seguido da cebolinha picada, alho e hortelã. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Esprema o limão por cima e derrame o azeite de oliva. Mexa bem e sirva.