Etiquetas

, , , ,

 

Arroz, manga e coco. Abre o apetite? Na primeira vez em que comi um prato com esta combinação confesso não ter ficado muito entusiasmada, mas não fiz objeção ao fato. Estava a trabalho em Cingapura e sempre me levavam para comer algo novo. O almoço havia sido organizado por MS. Ele é a única pessoa que eu conheço que faz pedidos para os outros – tipo sugestão, e 95% das vezes acerta. Quando digo que faz pedido para os outros quero dizer sem consultar a gente, só pelo conhecimento do gosto das pessoas.  E foi ele que pediu a sobremesa também. O arroz vem gelado assim como a manga. Extremamente refrescante em um calor de 40 graus E deveras saboroso. O coco é na forma de leite de coco. A manga, quanto mais doce melhor. E tudo combina tão bem. Acho que se não tivessem pedido para mim eu jamais teria provado este prato. E teria sido uma pena.

Esta receita não é original, mas muito saborosa também. Estava dando uma olhada na ap da Donna Hay para o iPad quando a vi. E resolvi prepará-la pelos velhos tempos em Cingapura. Como que para matar a saudade da Ásia. Confesso que a calda me deixa sempre em duvida. Gosto mais dela quando é feita com ‘lemongrass’ pois o sabor é único e refrescante. Usei folhas de limão kaffir por só ter isto em casa, mas sou sincera ao lhe dizer que a alquimia não deu certo. O açúcar que usei foi mascavo, mas também uma escolha infeliz. A receita original leva ‘palm sugar’, que é um açúcar de palmeira muito utilizado na Ásia. Eu fiz a infeliz escolha de substituí-lo desta vez por açúcar integral. Não repetirei o erro. Mas apesar das escolhas infelizes o prato me deixou com um sorriso no rosto

Arroz doce com leite de coco e manga

Ingredientes

(para o arroz)

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 3 xícaras padrões de água
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha *
  • 2 xícaras de leite de coco
  • ¼ xícara de açúcar
  • 1/2 colher de chá de semente de papoula**
* usei pasta de baunilha
**não faz parte da receita, eu é que resolvi colocar na receita para dar um toquezinho

Fatias de manga

(para a calda)

  • 1 xícara de água
  • ½ xícara de açúcar
  • folhas de limão kaffir

Preparo:

(do arroz)

Coloque o arroz, água, semente de papoula e baunilha em uma panela em fogo alto e deixe ferver. Assim que ferver baixe o fogo e deixe cozinhar por uns 10 minutos ou até que a água tenha sido absorvida quase que completamente. Acrescente o leite de coco e o açúcar, mexa para combinar, baixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por mais uns 5-8 minutos até que o arroz esteja cozido. Quando o arroz ficar na temperatura ambiente, leve à geladeira para gelar.

(para a calda)

Coloque a água, açúcar e folhas de limão numa panelinha e leve ao fogo alto até ferver. Baixe o fogo e deixe em fogo baixo até que a calda engrosse um pouco. Deixe ficar na temperatura ambiente.

Na hora de servir coloque o arroz, derrame um pouco de calda por cima e fatias de manga.