Etiquetas

, ,

Comprei um livro lindo de culinária, cheio de receitas maravilhosas,cheias de amor.Dá vontade de ir pra cozinha. O título é Falling Cloudberries – a world of family recipes, de autoria de Tessa Kiros.Não sei se já há tradução em português. A autora leva consigo vários países devido `a sua família e os lugares por onde passou. Ela conta que estes rolinhos são típicos na Finlândia. Aparentemente as pessoas costumam fazer os seus em casa. Será com certeza uma receita que se repetirá muitas vezes aqui em casa. Espero que na sua também.

Para a massa:

250ml de leite tépido

100g de açúcar

25g de fermento fresco

1 ovo levemente batido

125g de manteiga em temperatura ambiente amaciada

2 colheres de chá de cardamomo em pó

1 colher de chá de sal

650g de farinha de trigo

Manteiga de canela:

2 colheres de chá de canela em pó

50g de açúcar mais um pouquinho para polvilhar os rolinhos

80g de manteiga em temperatura ambiente amaciada

1 ovo levemente batido

Coloque o leite e o açúcar numa tigela e esfarele o fermento. Deixe descansar por 10 minutos ou até que o fermento fique ativo. Acrescente o ovo, manteiga, cardamomo e sal e misture tudo. Acrescente a farinha gradualmente, mexendo com uma colher de pau até que chegue no ponto em que você tenha que usar as mãos. Nesta ocasião despeje a massa numa superfície polvilhada com farinha de trigo. A princípio a mistura vai ficar um pouco grudenta mas tenha um pouco de paciência pois após 5 minutos a massa estará diferente, uniforme e bem macia. Coloque a massa numa tigela, cubra com um pano de prato limpo e reserve, colocando num canto quentinho da cozinha por pelo menos 2 horas ou até que a massa tenha dobrado de tamanho.

Para fazer a manteiga de canela misture o açúcar e a canela numa vasilinha. Divida a manteiga em quatro partes e reserve.

Voltando à massa, coloque-a numa superfície enfarinhada e a divida em 4 partes. Coloque as partes que não for usar de volta na tigela, cobertas para que não sequem. Abra a massa num formato retangular de aproximadamente 30 x 25 e 2-3 mm de espessura. Pegue uma porção da manteiga e espalhe pela massa, usando uma espátula ou a parte achatada da faca. Depois pegue 3 colheres de chá da mistura com açúcar e canela em pó e salpique bem por toda a massa, o mais uniformemente possível. Enrole a massa como uma salsicha e reserve cobrindo com um pano de prato enquanto você enrola as outras partes.

Forre duas assadeiras ou uma se só for o que tiver; deixe à mão pronta(s) para receber os rolinhos. Para cortar os rolinhos: coloque um rolo na sua frente e corte em fatias diagonais de 2 cm de espessura. Se o primeiro corte for pra direita o próximo será para a esquerda, formando como um ‘V’ – dá pra entender?!? Ao invés de fazer vários cortes diagonais no mesmo sentido você os fará em sentidos opostos, um começando de onde termina o outro.Você deve pegar e virar todos os pedaços com as pontinhas pra cima e a parte que é como que a base do triângulo para baixo. Com o seu polegar aperte bem no meio. As laterais vão como que ser ‘expremidas’ de dentro do triângulo. Pincele com o ovo, salpique com o açúcar, ponha na assadeira e cubra deixando descansar num cantinho quente por 30 min para que cresçam.

Leve ao forno por 20 minutos ou até que dourem. Fique de olho a partir de 13 minutos. Se achar que estão prontos dê uma checada na parte inferior antes de tira-los do forno. Sirva quente ou frio.Congelam bem. Guarde em um recipiente hermeticamente fechado para que se mantenham fofos e não endureçam.