Etiquetas

, ,

Não cresci comendo panquecas adocicadas. Só das com carne moída que se come tanto no Brasil. Cresci comendo tapioca, com manteiga da terra..Sendo originalmente do Ceará este era um hábito.Mamãe sempre fazia tapioca em casa. E quando tínhamos manteiga da terra ainda melhor. Já panquecas eram algo que tinham conotação estrangeira, algo que se desfrutava nas confeitarias, com dinheiro de mesada/semanada/favor de mãe. Já em Londres tinha uma amiga francesa que remava comigo e que sempre fazia panqueca para os filhos.Nos fins de semana depois do remo costumava passar na casa dela e acabava comendo panqueca com os meninos. Porém fazer mesmo, nunca.
Há mais ou menos um ano comi umas panquecas na casa de uma amiga. E eram tão gostosinhas que resolvi um dia tentar fazê-las em casa. A partir de então às vezes me dou ao luxo de prepará-las. Não só pra mim mas também para quem aparece. Acabei até comprando uma tipo frigideira só para panquecas. É mais rasa que as outras que tenho e anti-aderente. Confesso que de todas as panquecas que já fiz (que não foram muitas) as favoritas são as australianas com coalhada. Acho que elas são mais fofas que as outras. Um pouco mais ‘úmidas’ de certa maneira. Como hoje é domingo, e gosto de ter algo diferente no café do domingo, resolvi fazer panquecas de novo. Desta vez fiz uma calda de frutas com mel e raspa de laranja. Estou colocando a receita inteira mas só fiz metade e rendeu 8 panquecas médias. E caso você não tenha coalhada em casa, use leite com sumo de limão.A equivalência é de uma xícara de chá de leite (250ml) para uma colher de sopa de sumo de limão.Deixe descansar até que o leite fique com pinta de coalhada, meio cortadinho. Além da banana também usei pedaços de manga.E acho que a combinação ficou ótima. No quesito manteiga (parece que estou falando de escola de samba) costumo dividi-la em pequenas porções e vou colocando os pedaços na frigideira à medida que preparo as porções. Você talvez nem precise usar toda a manteiga. E não se esqueça de limpar a frigideira com papel toalha entre as porções para que não fique nenhum resíduo de manteiga e panquecas prontas nas novas panquecas. Também costumo colocar o fogo em temperatura baixa-média – só assim parei de ter manteiga queimando e panquecas tostadas além do ponto.

200g de farinha de trigo

½ colher de chá de bicarbonato de soda

25g de açúcar

2 ovos grandes levemente batidos

284ml de coalhada

50g de manteiga para fritar

6 colheres de sopa de mel do tipo líquido

Raspa e sumo de 1 laranja

4 bananas cortadas em rodelas

Numa vasilha coloque a farinha de trigo, bicarbonato e açúcar peneirados. Faça um buraco no meio e acrescente os ovos batidos e a coalhada. Misture bem para que não fique empolada. Se achar que esta muito grossa, depois de misturada vá colocando umas gotinhas de leite. Mas lembre-se que antes de julgar a espessura você deve mexer tudo bem e dar tempo da farinha absorver os líquidos. Quando a massa fica pronta gosto de colocá-la num desses medidores de liquido com biquinho (clique aqui) pois fica melhor para derramar a massa na frigideira.

Ligue o forno bem baixinho – no mínimo mesmo – você vai usá-lo para manter as panquecas morninhas enquanto acaba de preparar todas.

Pegue uma frigideira e ponha sobre o fogo baixo-médio.Jogue a manteiga e dê uma mexidinha para espalhar bem a manteiga derretida. Coloque porções de massa para fazer as panquecas, Tente não colocar muitas na frigideira por vez para que as panquecas tenham bastante espaço para crescer sem grudar nas vizinhas, e para que você também tenha bastante espaço para virá-las. Em media você precisa de uns dois minutos por lado, mas quando começam a aparecer bolhinhas na massa pode se preparar par virar a sua panqueca pois está chegando a hora.A panqueca vai estar ainda um pouco mole mas não se desmanchando. Quando a primeira leva estiver pronta, retire e ponha num prato e deixe o prato no forno para manter a temperatura das moças. Proceda da mesma forma até que toda a massa seja utilizada. Ainda utilizando a mesma frigideira ponha o mel, sumo e raspa de laranja, mexa e deixe cozinhar até engrossar. Jogue então as frutas dentro de deixe por uns 30 segundos. Regue as panquecas com esta calda.
Não se desanime se achar que não ficou bom e caso você não tenha experiência em fazer panquecas.Como tudo precisa de prática – e isso acontece com todo mundo. Se você tem criança é uma ótima substituição pro pão para dar uma variada.Com as frutas você também se certifica que as crianças estão comendo as suas frutas e ao mesmo tempo se divertem na cozinha.