Kachumber é uma salada indiana que tem pepino como a sua base. Pode-se acrescentar outros legumes crus também.Quando pesquisava na internet encontrei várias com tomates por exemplo. Porém achei que os pepinos com o rabanete se casaram perfeitamente. Ela costuma acompanhar curries pois tem efeito refrescante e é ótima para contrabalancear curries mais pesados. Na cozinha indiana as saladas são sempre acompanhamento e não um prato principal de uma refeição segundo minhas leituras. Quebrei a regra e virou o meu jantar das 10 da noite.

Não sou fã de pepinos, os acho muito chatos. Mas gostei deles aqui. São usados com casca, só lavadinhas. O rabanete, além de acrescentar o elemento crocante, adiciona cor. Tem coisa mais linda que rabanete? E começo de primavera significa que os temos em abundância. As especiarias que vão nesta salada dão o toque especial. Como se vê na lista, a semente de nigella é opcional, mas a mostarda e cominho são imprescindíveis. Quando você dá a primeira garfada já sente a magia do cominho. Tinha uns pãezinhos tipo ciabatta em casa, então os tostei no forno e acompanharam a salada. Perfeito. Encontrei esta receita num artigo da revista Vogue Entertaining and Travel australiana. Ela é um de muitos pratos de uma linda refeição indiana. Ainda trarei os outros pratos aqui pro Trem bom.

Ingredientes:

2 pepinos japoneses, descascados, sem sementes e cortado ao meio e depois em meia-lua

1 maço de pequenos rabanetes, aparados e cortados em quatro

2 colheres de sopa de óleo vegetal

½ colher de sementes de mostarda marrom

½ colher de sopa de sementes de nigella (opcional)

½ colher de sopa de sementes de cominho

1 pimenta fresca verde, sem sementes, cortada em tirinhas

2 colheres de sopa de suco de limão

75g de castanhas de caju tostadas

¼ xícara de folhas de coentro

Coloque os pepinos e rabanetes numa saladeira. Coloque uma frigideira no forno com o óleo vegetal e acrescente as sementes de mostarda, nigella e cominho. Toste por um minuto, ou até que as sementes comecem a pular. Jogue a pimenta dentro e cozinhe por uns 30 segundos. Deixe esfriar e jogue por cima do pepino e rabanete. Derrame o suco de limão, jogue as castanhas tostadas por cima, e o coentro. Misture. Ponha sal e sirva.

Inspiração: Vogue Entertaining + Travel Australiana