Etiquetas

, ,


Domingão…adoro um café diferente. E hoje resolvi fazer panquecas de ricota. Nunca fui grande amante de panquecas mas o elemento ricota me intrigou. E desde que fiz pela primeira vez foi amor a primeira vista. Ela fica bem cremosa, e leve pois acrescentamos claras em neve.
Quanto à calda, fica a gosto.Hoje fiz de maracujá.Usei dois pequenos e os coloquei numa panelinha com água e açucar de confeiteiro. Leva-se ao fogo baixo para que o açúcar derreta. É de lamber os dedos.
Para quem tem crianças acho que é uma ótima opção e a garotada pode participar. É bom também quando os amigos aparecem no meio da tarde, inesperadamente.

Esta massa leva raspas de laranja.

250g de ricota
4 colheres de sopa de açucar
3 ovos separados
raspa de uma laranja
50g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga derretida

Coloque a ricota, açúcar e gemas numa vasilha e misture bem. Coloque a raspa de laranja juntamente com a farinha de trigo e ponha junto com a massa da ricota.
Bata as claras em neve e com uma colher de metal acrescente à massa de farinha de trigo e misture gentilmente para não perder as ‘bolhas’ das claras.

Prepare a frigideira anti-aderente e asse as suas panquecas. Sempre com o fogo de médio a baixo. Você pode colocar mais de uma panqueca por vez mas não se esqueça de deixar espaço para as panquecas se espalharem.
Para mantê-las quentinhas enquanto acaba de fazer todas você pode colocá-las no forno baixo que você pré-aqueceu.
Na hora de servir regue com a calda de maracujá.